Publicado por: Ana Serpa | 2 de Maio de 2010

Síndrome de Down diminui risco de cancro

Segundo estudo, portadores de Síndrome de Down podem ter menos risco de desenvolver cancro.

De acordo com um estudo publicado pela revista Nature, pessoas com Síndrome de Down têm menos chances de desenvolver cancro porque possuem cópias de genes que impedem o crescimento dos tumores.

A pesquisa, realizada por uma equipa da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, utilizou células de ratos e humanas. Foi observado que uma terceira cópia do gene DSCR1 (ou RCAN1), presente em portadores da síndrome de Down, pode suprimir o crescimento de vasos sanguíneos que alimentam tumores cancerígenos.

Células que causavam cancro do pulmão e da pele foram injectadas em ratos normais e em ratos modificados com algumas cópias de cromossomas semelhantes aos dos humanos portadores de síndrome de Down. O estudo mostrou que, após três ou quatro semanas, os ratos modificados apresentaram cerca de 50% menos tumores do que os ratos normais.

Os pesquisadores usaram também células-tronco de humanos com Down e de humanos sem a síndrome genética. Quando injectadas em ratos, estas células normalmente criam tumores. Porém, nos ratos injectados com as células de portadores de síndrome de Down, os vasos sanguíneos não se formaram completamente.

A equipe de cientistas afirma estar tentando encontrar as melhores formas de isolar a formação dos vasos sanguíneos, para desenvolver novas terapias, e acredita que a descoberta pode trazer novas esperanças no combate ao cancro. Segundo os pesquisadores, se for necessário apenas um gene extra para reduzir a formação dos vasos, um dia, quando a terapia estiver disponível é possível que a forma de combater o cancro seja tomando uma vitamina preventiva ao invés de ingerir drogas tóxicas.

A pesquisa está na revista científica britânica “Nature”.


Deixe um comentário

Categorias