Curiosidades/Interesses

As pessoas com Trissomia 21 também podem casar, ora vejam…

 

Os portadores de Trissomia 21 são seres humanos como os outros…

 

 Tigre branco com Trissomia 21

Muitos nunca viram ou ouviram falar dos tigres brancos. Outros conhecem, mas pensam que é um animal muito raro.

Porém, não é assim tão raro. E eles são totalmente capazes de se reproduzir:

O problema é que muitos criadores, para manter a coloração fazem com que eles se reproduzam entre si. Normalmente são irmãos com os mesmos pais e isso faz com que às vezes alguns nasçam com sérios defeitos congénitos e alterações genéticas graves. A mais comum é a Síndrome de Down, uma alteração genética que não é exclusiva dos seres humanos. Isso acaba proporcionando animais assim:

Muitas vezes são incapazes de se alimentarem sozinhos, ou até mesmo de andar. Geralmente esses animais são sacrificados antes de completarem 6 meses de idade, mas um ou outro acaba sendo mantido para fins científicos e estudos genéticos.

 

Boneca Clarinha

Uma forma divertida e interessante para aproximar as pessoas com Trissomia 21 foi a criação da boneca Clarinha.  Foi idealizada por Audrey Bosio e Andrea Barbi, mães de crianças com a síndrome, para promover a inclusão social e fazer com que todas as crianças possam crescer em contacto com as diferenças humanas, de maneira lúdica  e divertida.

 

 

 

 

Portador com Síndrome de Down ganha prémio de melhor interpretação

Pablo Pineda, no 57º Festival Internacional de Cinema de San Sebastian, arrecadou o prémio de melhor interpretação através da sua participação no filme espanhol “Yo, También”, contando com a realização de Álvaro Pastor e António Naharro.
Com este feito Pablo Pineda demonstra mais uma vez, que ser portador de Trissomia 21 não se apresenta sempre como um obstáculo, bastando apenas ter força de vontade para conseguir superar qualquer desafio, alcançando uma vida normal como qualquer outra pessoa.
Em relação ao filme “Yo, También”. Pablo desempenha o papel de Daniel Sanz, um portador da Síndrome de Down, que se torna na primeira pessoa com esta síndrome a licenciar-se. Depois da sua licenciatura começa a trabalhar na administração pública em Sevilha, onde conhece Laura, a sua colega de trabalho, interpretada por Lola Dueñas. Tornam-se amigos, e começam por atrair a atenção dos seus colegas de trabalho, como também dos seus familiares. Mas durante esse tempo a sua relação com Lola começa a complicar-se, pois Daniel apaixona-se por ela. Novamente os seus espíritos rebeldes recusam-se a dobrar sobre os preconceitos da sociedade, e descobrem a amizade e o amor com nunca antes o tinham conhecido.
Um facto curioso em relação a Pablo Pineda é que além de protagonizar este papel, fora do grande ecrã foi o primeiro europeu, portador da Síndrome de Down, a licenciar-se.
Para concluir recomendo este filme, não só para os que convivem constantemente, ou que tem um certo tipo de contacto com pessoas com Trissomia 21, mas também para aqueles que tem uma ideia muito pouco fundamenta e distorcida sobre estes portadores. Obtendo uma visão diferente em relação a todos os que não por sua culpa transportam, infelizmente, esta deficiência, mas não deixam de superar os seus obstáculos, estabelecer relações com outros seres humanos, comunicarem e realizar os seus sonhos. 

 

Jô Soares entrevista  Fernanda Honoratto, primeira jornalista do mundo com Síndrome de Down. Fernanda conta a sua história de como venceu o preconceito e se tornou jornalista. Este é um vídeo que demonstra que nunca se deve substimar uma pessoa com Síndrome de Down.

Educador brasileiro fala dos benefícios de convivência com crianças com Síndrome de Down.

Mulher com Síndrome de Down teve filho saudável.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: